terça-feira, 30 de junho de 2009

Bancos de bobinas de madeira

Como eu já tinha comentado aqui, faz um tempo, esses são os bancos que fiz para a minha varanda, usando aquelas bobinas que parecem carretéis gigantes, dessas que se usam para enrolar cabos de aço, etc.Eu usei uma bobina para cada banco (só aquela peça circular) e um portão de madeira, usado, velhão, que ganhei da minha mãe.Ah, e também alguns pedaços de caibros, desses que se usam em estrutura de telhados , alguns "Ls" de metal, desses para prender prateleiras e trilhos de cortina.E muitos pregos e parafusos rsrsrs. Para visualizar melhor as imagens , clique nelas!

Aqui a versão banco grande, cabem umas 5 pessoas confortavelmente, com 2,10mt de comprimento.Usei uma bobina inteira para fazer uma mesinha lateral, foi só pintar de branco e colocar embaixo aquelas pecinhas de borracha, que parecem uma rolha, com um furo no meio, para você aparafusar e evitar que a porta bata na parede.Usei as mesmas pecinhas para fazer os "pezinhos" dos bancos.fazendo isso, você evita que a madeira das peças fique em contato direto com o chão e evita, assim, um possível apodrecimento da madeira.Tenho esses bancos há mais ou menos uns dois anos, lavo a varanda toda semana e nunca apodreceram nem nada.

Aqui a versão "poltrona" com 1mt de largura, cabe confortavelmente uma pessoa e numa situação de namoro, duas bem encaixadas rsrs.E uma versão mais baixinha da mesa lateral, que fiz com uma bobina pequena.Para a pintura dos bancos, dei primeiro uma mão generosa de látex branco, para selar a madeira e dar um fundo e depois, duas mãos de esmalte sintético branco fosco.Esses bancos, com essa pintura bem caprichada, podem ficar no tempo com uma durabilidade boa, acredito que uns 4 ou 5 anos.Conheço um lugar que tem um banco parecido (e de onde eu chupei a idéia) há uns 5 anos e tá lá, inteirão.

Vamos lá, a explicação do esquema de montagem da poltrona.Para fazer o banco grande, é a mesma coisa, é só adaptar as medidas de largura do assento, encosto e dos caibros que apóiam o assento e o encosto para o tamanho de portão que você conseguir para fazer o banco.:
A - No primeiro desenho, à esquerda, o esquema de corte da bobina (a parte redonda que vai ser a lateral do banco). Medi 40 cm de altura entre o assento ( que é sustentado por um caibro) e o chão, então, à partir do furo central da bobina, meça 40 cm , trace uma linha reta e corte ali, para deixar a base pronta.40 cm de altura é uma altura confortável para se sentar e esticar as pernas, bem relax mesmo, já que a proposta desse tipo de banco é uma coisa lazer, diversão....
Nesse exemplo, a bobina tem 1mt de diâmetro, mas poderia ser um pouco menor, acho que até uns 80 cm de dâmetro poderia ser...menos que isso, acho que não vai ficar legal...
B- No segundo desenho, em cima, à direita, na realidade, ao invés de "B", o certo é "C", como você vai ver no terceiro desenho (meio, à esquerda)."B" é o assento.Nesse exemplo, o assento tem 1mt de largura e 1mt de profundidade .O portão que eu tinha ganho da minha mãe se compunha por duas peças de 2,10 por 1,00, que virou o banco grande.Para o banco-poltrona, usei um portãozinho de 1mt por 1,60, assim fiz o assento de 1x1mt e o encosto, 1x0,60mt.


C- No meio, lado direito , o esquema do encosto.Aqui seria a peça "B", eu inverti as bolas rsrsr.Como o assento tem 1mt de largura, o encosto segue isso e tem 1mt de largura e 0,60cm de altura.Junto desse desenho, os caibros para se fazer a estrutura: você vai precisar de um para apoiar por trás o encosto (D) com 1mt de comprimento e um para apoiar o assento na ponta (D)também com 1mt de comprimento e mais um para apoiar rente ao chão (D), fazendo a ligação entre as duas laterais do banco.E, mais um , de mais ou menos uns 1,20mt (E) , que vai passar por baixo do assento e atravessar as duas laterais, pelo furo central da peça (todas tem esse furo).Pra prender os caibros , use "L" de metal (F), é uma peça em formato de "L", com dois furos em cada ponta, usada para prender trilho de cortina, apoiar prateleiras etc.As peças "F" são presas por dentro, atrás do encosto e embaixo do assento, prendendo essas peças às laterais.Para prender o encosto no caibro atrás dele e o assento nos caibros abaixo dele, eu usei prego mesmo, beeem batido, beeem enfiado na madeira, para não haver risco de machucar ou puxar fio de roupa.Antes da pintura, passei uma massinha corrida nos buracos dos pregos e pronto.
No desenho do meio, à esquerda, um diagrama da montagem do banco.Como eu disse, a legenda:
A-Lateral do banco, peça circular da bobina.
B-Encosto do banco (aqui sim está certo rsrs)
C-Assento do banco (idem ao item anterior)
D-Caibros de apoio do assento, do encosto e da base.Nesse desenho, esqueci de colocar o caibro "D" na ponta do banco, onde ali há um "L" de metal.Foi mal, sorry.Mas que ali vai um caibro, vai sim.E não se esqueça do caibro da base, hem? É ele que dá firmeza e apoio em todo o conjunto.
E-O caibro que passa por baixo do assento e atravessa em 10cm da cada lado, as laterais, através do furo das peças.Nesse caibro, coloque um "L" em cada ponta, por fora e por baixo, para não aparecer para firmá-lo bem.E um "L" por dentro , em cada lateral.
F- São os "L".São necessários 14 para se fazer o banco, porque além dos que prendem os caibros nas laterais (6 em cada lado)você vai usar dois para prender o encosto ao assento, por trás, e assim, evitar que o encosto se movimente para frente, por exemplo.
Embaixo, á esquerda, a vista frontal do banco e ao lado, uma perspectiva beem tortinha dele rsrs.Como fiz à mão esses desenhos, relevem certas coisas tortas que estão nele rsrs....
Para se fazer o banco maior, substitua todas as medidas de largura de assento,encosto e caibros pela largura que você quer nesse banco maior.Detalhe: os portões de madeira que usei para esses bancos, eu usei do jeito que vieram , não desmontei nenhum, só cortei mesmo.Então, o lado liso (que geralmente fica virado pra rua, com as pontas arredondadas dos parafusos) ficou pra fora do banco e o lado do portão que tem aquelas madeiras aparafusadas meio na diagonal, fazendo a estrutura dele, com as pontas rosqueadas e eventuais porcas, ficou pra trás do banco, com madeiras estruturais e tudo.Eu simplesmente passei a makita e pronto.
Ufa!

17 comentários:

  1. Oi Flávio....puxa vida, deu trabalho, mas valeu demais! Ficou tudo de bom!!
    Que mudança! Que ambiente agradável que ficou!!
    Seus amigos não vão querer sair mais da varanda!
    Muito aconchegante! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. É a parte da casa que eu mais uso, Rose! Quando estou em casa, é ali que bato papo com os amigos, brinco com meu cachorro, dou um trato em algum bonsai, navego pela net....
    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Muito legal!
    Aonde você consegue estas bobinas. Queria uma mesinha dessas na minha varanda.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Puxa que legal...Adorei, tenho 21 anos, estou me mudando pra um ap alugado, mais eu mesma quero cuidar da decoração ja que vamos ficar no mínimo 2 anos e meio...Nossa adorei seu site, adorei a ideia do candelabro e adorei essa do banco, quero colocar um na minha varanda, é bem menor que é a sua, mais quero colocar banco sim, colocar exteira de bambu nas grades e tal... Parabéns pelo site...

    ResponderExcluir
  5. Pode dar uma dica de onde encontro essas bobinas de madeira? Qual o valor de cada?
    Fico grata.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, menino tudo aqui me encantou, ñ tenho esse dom mais sou super curiosa.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! Fiquei encantada e vou tetar fazer igual. Ficou lindo! Teresa

    ResponderExcluir
  8. OLA FLAVIO TE ENVIEI UM EMAIL HJ PEDINDO AJUDA DE COMO FAZER E SO AGORA CONSEGUI VER NESTA PAGINA A EXPLICAÇÃO.....NA ANSIEDADE DE SABER NÃO OLHEI DIREITO...
    ADORO SEU BLOG ...
    KARLA ALVES

    ResponderExcluir
  9. oi flavio meu nome e juliane adoro seu blog eu e meu marido vamos temtar fazer um banco desse comsegui uma bobina dessa e duas portas daquelas bem antiga gosto muito das suas ideias sao maravilhosas eu sou um pouco como voçe gosto de reciclar tudo que vejo.agora mesmo estou com um amario de compensado que iria ser jogado fora peguei e vou pinta-lo para fazer de dispensa como o lugar da bagunça mas organisado rsrsrs goetaria de saber com que tinta posso pimtar o bamco de bobina beijos e sucesso.pelo seu blog parece que comheço voçe a anos voçe passa muita coisa boa com suas palavras muito legal adoroseu blog.

    ResponderExcluir
  10. Trabalhoso demais para mim, por isso valorizo ainda mais quando vejo alguém empenhado assim em reutilizar objetos. Parabéns, ficaram lindos e a natureza agradece!

    ResponderExcluir
  11. O piso da varanda ficou maravilhoso.. nem precisa de piso ou qualquer outro revestimento.. Capricho é tudo !!! Parabéns... Amei a varanda pós reforma..

    Ana/RJ

    ResponderExcluir
  12. FLAVIO!!! O TEU TRABALHO É MUITO LINDO. ESTOU SEMPRE NO TEU BLOG FAZENDO VISITAS. ESTOU TORCENDO POR NÓS!!!!! BEIJOS

    ResponderExcluir
  13. amo te visitar...adoro tudo...parabens

    ResponderExcluir
  14. Eu já tinha vontade de fazer algo assim, agora estou mais que inspirada. Lindo trabalho, parabéns.

    ResponderExcluir
  15. Tenho bobinas de madeira novinhas para vender no Rio de Janeiro. Caso haja interesse, entre em contato comigo. R$25,00 cada.
    021.9255.5357 ou pelo e-mail elugon@terra.com.br

    ResponderExcluir
  16. O blog é perfeito, adoro reciclar, a idéia do banco com bobinas é fantástico, na maioria das vezes nunca olho o lixo como sujeira e sempre vejo algo interessante que possa ser feito, parabéns pelo blog...fiz uma mesinha de centro com uma bobina, se puder veja depois em meu blog...abraços.

    ResponderExcluir
  17. Fiquei feliz por conhecer seu cantinho, tão rico em idéias de reciclagem. Adoro essas transformações com bobinas. lá no meu blog tem um porta-revista de bobina, passa lá http://bernartesanato.blogspot.com. Já estou te seguindo.
    Beijos

    ResponderExcluir

terça-feira, 30 de junho de 2009

Bancos de bobinas de madeira

Como eu já tinha comentado aqui, faz um tempo, esses são os bancos que fiz para a minha varanda, usando aquelas bobinas que parecem carretéis gigantes, dessas que se usam para enrolar cabos de aço, etc.Eu usei uma bobina para cada banco (só aquela peça circular) e um portão de madeira, usado, velhão, que ganhei da minha mãe.Ah, e também alguns pedaços de caibros, desses que se usam em estrutura de telhados , alguns "Ls" de metal, desses para prender prateleiras e trilhos de cortina.E muitos pregos e parafusos rsrsrs. Para visualizar melhor as imagens , clique nelas!

Aqui a versão banco grande, cabem umas 5 pessoas confortavelmente, com 2,10mt de comprimento.Usei uma bobina inteira para fazer uma mesinha lateral, foi só pintar de branco e colocar embaixo aquelas pecinhas de borracha, que parecem uma rolha, com um furo no meio, para você aparafusar e evitar que a porta bata na parede.Usei as mesmas pecinhas para fazer os "pezinhos" dos bancos.fazendo isso, você evita que a madeira das peças fique em contato direto com o chão e evita, assim, um possível apodrecimento da madeira.Tenho esses bancos há mais ou menos uns dois anos, lavo a varanda toda semana e nunca apodreceram nem nada.

Aqui a versão "poltrona" com 1mt de largura, cabe confortavelmente uma pessoa e numa situação de namoro, duas bem encaixadas rsrs.E uma versão mais baixinha da mesa lateral, que fiz com uma bobina pequena.Para a pintura dos bancos, dei primeiro uma mão generosa de látex branco, para selar a madeira e dar um fundo e depois, duas mãos de esmalte sintético branco fosco.Esses bancos, com essa pintura bem caprichada, podem ficar no tempo com uma durabilidade boa, acredito que uns 4 ou 5 anos.Conheço um lugar que tem um banco parecido (e de onde eu chupei a idéia) há uns 5 anos e tá lá, inteirão.

Vamos lá, a explicação do esquema de montagem da poltrona.Para fazer o banco grande, é a mesma coisa, é só adaptar as medidas de largura do assento, encosto e dos caibros que apóiam o assento e o encosto para o tamanho de portão que você conseguir para fazer o banco.:
A - No primeiro desenho, à esquerda, o esquema de corte da bobina (a parte redonda que vai ser a lateral do banco). Medi 40 cm de altura entre o assento ( que é sustentado por um caibro) e o chão, então, à partir do furo central da bobina, meça 40 cm , trace uma linha reta e corte ali, para deixar a base pronta.40 cm de altura é uma altura confortável para se sentar e esticar as pernas, bem relax mesmo, já que a proposta desse tipo de banco é uma coisa lazer, diversão....
Nesse exemplo, a bobina tem 1mt de diâmetro, mas poderia ser um pouco menor, acho que até uns 80 cm de dâmetro poderia ser...menos que isso, acho que não vai ficar legal...
B- No segundo desenho, em cima, à direita, na realidade, ao invés de "B", o certo é "C", como você vai ver no terceiro desenho (meio, à esquerda)."B" é o assento.Nesse exemplo, o assento tem 1mt de largura e 1mt de profundidade .O portão que eu tinha ganho da minha mãe se compunha por duas peças de 2,10 por 1,00, que virou o banco grande.Para o banco-poltrona, usei um portãozinho de 1mt por 1,60, assim fiz o assento de 1x1mt e o encosto, 1x0,60mt.


C- No meio, lado direito , o esquema do encosto.Aqui seria a peça "B", eu inverti as bolas rsrsr.Como o assento tem 1mt de largura, o encosto segue isso e tem 1mt de largura e 0,60cm de altura.Junto desse desenho, os caibros para se fazer a estrutura: você vai precisar de um para apoiar por trás o encosto (D) com 1mt de comprimento e um para apoiar o assento na ponta (D)também com 1mt de comprimento e mais um para apoiar rente ao chão (D), fazendo a ligação entre as duas laterais do banco.E, mais um , de mais ou menos uns 1,20mt (E) , que vai passar por baixo do assento e atravessar as duas laterais, pelo furo central da peça (todas tem esse furo).Pra prender os caibros , use "L" de metal (F), é uma peça em formato de "L", com dois furos em cada ponta, usada para prender trilho de cortina, apoiar prateleiras etc.As peças "F" são presas por dentro, atrás do encosto e embaixo do assento, prendendo essas peças às laterais.Para prender o encosto no caibro atrás dele e o assento nos caibros abaixo dele, eu usei prego mesmo, beeem batido, beeem enfiado na madeira, para não haver risco de machucar ou puxar fio de roupa.Antes da pintura, passei uma massinha corrida nos buracos dos pregos e pronto.
No desenho do meio, à esquerda, um diagrama da montagem do banco.Como eu disse, a legenda:
A-Lateral do banco, peça circular da bobina.
B-Encosto do banco (aqui sim está certo rsrs)
C-Assento do banco (idem ao item anterior)
D-Caibros de apoio do assento, do encosto e da base.Nesse desenho, esqueci de colocar o caibro "D" na ponta do banco, onde ali há um "L" de metal.Foi mal, sorry.Mas que ali vai um caibro, vai sim.E não se esqueça do caibro da base, hem? É ele que dá firmeza e apoio em todo o conjunto.
E-O caibro que passa por baixo do assento e atravessa em 10cm da cada lado, as laterais, através do furo das peças.Nesse caibro, coloque um "L" em cada ponta, por fora e por baixo, para não aparecer para firmá-lo bem.E um "L" por dentro , em cada lateral.
F- São os "L".São necessários 14 para se fazer o banco, porque além dos que prendem os caibros nas laterais (6 em cada lado)você vai usar dois para prender o encosto ao assento, por trás, e assim, evitar que o encosto se movimente para frente, por exemplo.
Embaixo, á esquerda, a vista frontal do banco e ao lado, uma perspectiva beem tortinha dele rsrs.Como fiz à mão esses desenhos, relevem certas coisas tortas que estão nele rsrs....
Para se fazer o banco maior, substitua todas as medidas de largura de assento,encosto e caibros pela largura que você quer nesse banco maior.Detalhe: os portões de madeira que usei para esses bancos, eu usei do jeito que vieram , não desmontei nenhum, só cortei mesmo.Então, o lado liso (que geralmente fica virado pra rua, com as pontas arredondadas dos parafusos) ficou pra fora do banco e o lado do portão que tem aquelas madeiras aparafusadas meio na diagonal, fazendo a estrutura dele, com as pontas rosqueadas e eventuais porcas, ficou pra trás do banco, com madeiras estruturais e tudo.Eu simplesmente passei a makita e pronto.
Ufa!

17 comentários:

  1. Oi Flávio....puxa vida, deu trabalho, mas valeu demais! Ficou tudo de bom!!
    Que mudança! Que ambiente agradável que ficou!!
    Seus amigos não vão querer sair mais da varanda!
    Muito aconchegante! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. É a parte da casa que eu mais uso, Rose! Quando estou em casa, é ali que bato papo com os amigos, brinco com meu cachorro, dou um trato em algum bonsai, navego pela net....
    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Muito legal!
    Aonde você consegue estas bobinas. Queria uma mesinha dessas na minha varanda.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Puxa que legal...Adorei, tenho 21 anos, estou me mudando pra um ap alugado, mais eu mesma quero cuidar da decoração ja que vamos ficar no mínimo 2 anos e meio...Nossa adorei seu site, adorei a ideia do candelabro e adorei essa do banco, quero colocar um na minha varanda, é bem menor que é a sua, mais quero colocar banco sim, colocar exteira de bambu nas grades e tal... Parabéns pelo site...

    ResponderExcluir
  5. Pode dar uma dica de onde encontro essas bobinas de madeira? Qual o valor de cada?
    Fico grata.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, menino tudo aqui me encantou, ñ tenho esse dom mais sou super curiosa.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! Fiquei encantada e vou tetar fazer igual. Ficou lindo! Teresa

    ResponderExcluir
  8. OLA FLAVIO TE ENVIEI UM EMAIL HJ PEDINDO AJUDA DE COMO FAZER E SO AGORA CONSEGUI VER NESTA PAGINA A EXPLICAÇÃO.....NA ANSIEDADE DE SABER NÃO OLHEI DIREITO...
    ADORO SEU BLOG ...
    KARLA ALVES

    ResponderExcluir
  9. oi flavio meu nome e juliane adoro seu blog eu e meu marido vamos temtar fazer um banco desse comsegui uma bobina dessa e duas portas daquelas bem antiga gosto muito das suas ideias sao maravilhosas eu sou um pouco como voçe gosto de reciclar tudo que vejo.agora mesmo estou com um amario de compensado que iria ser jogado fora peguei e vou pinta-lo para fazer de dispensa como o lugar da bagunça mas organisado rsrsrs goetaria de saber com que tinta posso pimtar o bamco de bobina beijos e sucesso.pelo seu blog parece que comheço voçe a anos voçe passa muita coisa boa com suas palavras muito legal adoroseu blog.

    ResponderExcluir
  10. Trabalhoso demais para mim, por isso valorizo ainda mais quando vejo alguém empenhado assim em reutilizar objetos. Parabéns, ficaram lindos e a natureza agradece!

    ResponderExcluir
  11. O piso da varanda ficou maravilhoso.. nem precisa de piso ou qualquer outro revestimento.. Capricho é tudo !!! Parabéns... Amei a varanda pós reforma..

    Ana/RJ

    ResponderExcluir
  12. FLAVIO!!! O TEU TRABALHO É MUITO LINDO. ESTOU SEMPRE NO TEU BLOG FAZENDO VISITAS. ESTOU TORCENDO POR NÓS!!!!! BEIJOS

    ResponderExcluir
  13. amo te visitar...adoro tudo...parabens

    ResponderExcluir
  14. Eu já tinha vontade de fazer algo assim, agora estou mais que inspirada. Lindo trabalho, parabéns.

    ResponderExcluir
  15. Tenho bobinas de madeira novinhas para vender no Rio de Janeiro. Caso haja interesse, entre em contato comigo. R$25,00 cada.
    021.9255.5357 ou pelo e-mail elugon@terra.com.br

    ResponderExcluir
  16. O blog é perfeito, adoro reciclar, a idéia do banco com bobinas é fantástico, na maioria das vezes nunca olho o lixo como sujeira e sempre vejo algo interessante que possa ser feito, parabéns pelo blog...fiz uma mesinha de centro com uma bobina, se puder veja depois em meu blog...abraços.

    ResponderExcluir
  17. Fiquei feliz por conhecer seu cantinho, tão rico em idéias de reciclagem. Adoro essas transformações com bobinas. lá no meu blog tem um porta-revista de bobina, passa lá http://bernartesanato.blogspot.com. Já estou te seguindo.
    Beijos

    ResponderExcluir