sábado, 7 de fevereiro de 2009

Rolhas, para que te quero?

Você ou o pessoal da tua casa são boêmios, adoram um vinho?Pois vá guardando as rolhas, para fazer esse descanso de panelas.Aqui elas foram fixadas com uma braçadeira de metal, mas acho que dá pra colar uma à outra com cola branca ou cola quente, e arrematar com uma fita ou um acabamento de palha talvez ( palha da costa, vendida em lojas de umbanda ou de artesanato).Ou então vai guardando as rolhas para o natal, tenho uma idéia de guirlanda muito bacana para se fazer...No final do ano, posto com outras idéias de natal.

Estêncil

E aproveitando essa onda indiana, que tal um estêncil na parede? basta escolher um motivo , ampliar num papel grande, resistente, como papel pardo, por exemplo e 'vaza-lo" com um estilete, abrindo os vãos que vão formar o desenho, depois carimbando com uma esponjinha, a tinta látex na cor escolhida...Ou você pode ampliar o desenho em papel vegetal e no verso , esfregar um lápis preto, para improvisar um "carbono" e assim, poder transferir o desenho para a parede...Aí, é só botar o talento de pintura parar funcionar e com capricho, calma e um pincel chato e fino, fazer o traço...

Painel de fotos

Adorei esse painel de fotos do casal, ao lado da cama....para ser a primeira coisa a se ver , todo dia, ao acordar e, lembrar que o amor e o relacionamento se faz no dia a dia mesmo.Note a cama, com os pés cada um de uma altura, com a ponta trabalhada como se fossem pequenas torres de um castelo....

Coisas para se fazer com galhos e folhas

Olha nessa foto, bem na direita, um lance legal pra se fazer com um galho de árvore:um galho pintado de branco, fixo numa pequena base, para se pendurar colares, brincos e anéis...
Achei isso tão interessante e tão facinho....um móbile feito com folhas naturais, secas e um galhinho de árvore.

Crochet


Esqueça aquela imagem de que crochet é coisa de casa da vovó....veja nessas fotos : o piano e o banquinho totalmente revestidos de crochet , eu concordo, é uma viagem over demais, coloquei só pra ilustrar, achei interessante o conceito...
Mas as outras, muito legais e fáceis de se fazer: um banco com uma estampa de crochet (use a própria toalhinha de crochet "encharcada" de tinta para tecido, como carimbo.isso vale para as almofadas e a cúpula preta da luminária de teto (que ainda ganhou uma barrinha de crochet em preto) e a luminária branca, de teto, totalmente feita desse trabalho, numa forma tubular e com bastidores de madeira (daqueles usados para bordar) presos por dentro, formando os gomos .

Lustre de crochet

Olha esse pequeno lustre, feito com "retalhos" de crochet, bem colorido, presos num plafon de metal branco.Para quem tem a habilidade de fazer crochet (ou vale até pedir pra aquela titia ou vovò talentosa) uma idéia facil de fazer....E acredito que esse lustre deva projetar nas paredes as formas das tramas dos retalhos, criando desenhos interessantes nas paredes.

Quarto de kit

Essa foto é de um quarto/sala , tipo kit...Pq eu gosto dessa foto: a cama, sem cabeceira e sem ter aquela cara de cama, serve como sofá também, com uma forração bacana e almofadas idem.Uma mesa Saarinem branca, serve como mesa e como apoio á cama /sofá.Duas cadeiras "assinadas", reproduções de originais consagrados, uma branca tendo a ver com a cama, outra caramelo, tendo a ver com o tapete de pele natural.E fechando tudo isso, quadros,uma luminária estilosa e a parede em azulão royal, que dá um ar de sofisticação em tudo.

Decoupage em móveis

Uma cômoda, antiga, totalmente customizada com decoupáge (colagem de papel), utilizando um grafismo na mesma cor em que foi pintada e uma foto de John Lennon...Imagine all the people......

Cantos de trabalho




Dois cantos de trabalho (ou home office, se preferir) com algo em comum: branco, muito branco , nas estantes, objetos, complementos.Em ambos, uma cadeira estilosa (antiguinha ou moderninha), uma certa preocupação com a organização (cestos, caixas arquivo,porta-coisas) e a mistura sempre clássica de branco + tons de madeira ou palha.

Decoupage no teto



Que tal encher seu teto de flores e pássaros? Ou quem sabe, peixes? Ou qualquer outra coisa: você seleciona imagens em xerox de um motivo que te agrade, recorta pacientemente e cola no teto.Simples assim.Não se esqueça de, na hora de colar, mergulhar as imagens já recortadas na água, rapidamente, e colar com cuidado, com cola branca, retirando o excesso de água pressionando a imagem com um pano seco.Se quiser, depois , para proteger as imagens, dê uma mão de resina incolor própria para paredes.E pronto!

Bagunça Organizada

Apesar de, à primeira vista, esse ambiente parecer carregado , note que as paredes totalmente tomadas por quadros e a estante carregada de objetos, de estimação, livros e outras coisas, formam uma "bagunça organizada" e agradável ao olhar, passando uma idéia de aconchego, de uma casa que é a cara dos donos, onde recordações e objetos de afeição estão ali, expostos.Misturas bem dosadas de cores, com o vermelho e o pink aquecendo o ambiente.

Jantar white power


Louça Branca é atemporal, nunca cansa ou sai de moda, e pode-se usar tudo misturado, jogos de louças diferentes, peças que sobraram de jogos de jantar desfeitos...








Cadeiras diferentes brancas e mesa em madeira escura, uma combinação que sempre dá certo.











Branco total deixa o ambiente mais luminoso,amplo....





quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Touca para cachorro

Acho cachorro tudo de bom, tenho um boxer que é uma graça e acho que cachorro também é assunto de casa, já que esses fiéis companheiros ficam lá, o dia todo , cuidando de nossa casa e nos esperando com aquele amor e festa quando chegamos ...Vi essa foto e adorei, quero muito achar alguém que faça tricot e faça um gorrinho desses pro meu Sonny.
(ps.:eu ainda vou ter um buldogue francês, olha que coisa mais linda!!)

Porta velas com macarrão

Existem idéias simples, que sozinhas não rendem muito, mas num determinado contexto ficam muito charmosas...é o caso disso aqui: são só latinhas , revestidas com macarrão de diversos tipos e pintadas de branco, parece até trabalho de escola de criança....Mas nessa mesa com temática italiana, caprichada, com tudo combinando (louça branca, toalha de cantina,luminária vermelha,tomates e etc) elas ganham ares de objetos de decoração .

Quadrinhos com renda

Achei bem legal essa idéia de se emoldurar trabalhos em renda, os redondos ganham um ar de mandala...No apartment therapy ponto com.

Sabonetes em ordem

Que tal colocar umas pedras, tipo seixo rolado de rio, na saboneteira? Elas evitam que o sabonete fique molhado, formando aquela babinha...O sabonete até dura mais, com o aroma por mais tempo, pois não fica em contato com água o tempo todo, dissolvendo aos poucos.

Painel




Bandanas , adoro


Um painel feito com uma placa de compensado e retalhos de tecido com estampas diferentes, mas com algo em comum: preto e branco, combinando com a estória que rola na cama...



Fica legal também de fazer com lenços, tipo bandana, com aquelas estampas cashmere (aquelas "gotas" todas desenhadas, com cara de coisa indiana) .è só cortar a placa na medida desejada, colar os tecidos ou bandanas com cola branca e capricho, deixando uma sobra de tecido para cobrir a borda da placa e arrematar colando atrás....



Cortina para box

Vi isso no marthastewart.com e resolvi postar mais pela curiosidade mesmo.Uma cortina para box de banheiro feita de...toalhas de banho!
Toalhas tamanho big size, tipo toalha de praia mesmo, costuradas pelas laterais e com ilhoses colocados na parte de cima, para colocar as argolas.Não sei se fica funcional, mas achei diferente a idéia.Já vi cortina de box feita de voal,num hotel bacana ( o banheiro era lindo, todo em granito preto, varão da cortina cromadão, cortina ultra branca) em que fiquei no interior de São Paulo, e achei bem legal, pois o voal seca quase que instantaneamente e foge daquela coisa de cortina de "prástico", dando um ar de sofisticação numa coisa tão simples.

Mesa de centro coringa

Uma mesa coringa que fiz em casa: um pallet (base de madeira usada para empilhar coisas) que achei na rua, completei os vãos entre as madeiras originais com ripas mais estreitas, dei uma envernizada caprichada com verniz marítimo, pigmento tabaco e betume e coloquei rodízios industriais...É coringa porque eu uso como mesa de centro,banco, aparador :numa reunião de amigos ela apóia bem bandeja e copos, permite que umas duas pessoas sentem nas bordas e já foi usada para colocar o som e cds numa festa.
Atualmente, está ao lado de um sofá, como banco extra com duas almofadas tipo futton, e servindo de aparador para o telefone, uns porta retratos,uma luminária,cinzeiro ...

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Lembranças,souvenirs,recuerdos

Algumas pessoas (eu também aí incluído) tem mania de guardar coisinhas, lembranças,bilhetes,tags,ingressos de show,flyers ou qualquer coisa impressa que nos lembra de alguém ,algum show ou ocasião inesquecível dentro de agendas....Eu vi essa idéia e achei bacana: molduras do tipo caixa (mais profundas) com colagens dessa lembranças, tão caras ao coração...além de divertidas, dão a 'cara" pessoal na decoração, uma coisa única, que só nós temos e que vale a pena deixar exposto, para a cada vez que olharmos, essas boas lembranças retornem.....No mesmo esquema, pode-se colocar pequenas coleções (eu coleciono isqueiros, ando pensando seriamente em usar esse tipo de moldura para expor minhas preciosidades ...).

Movel colorido

Uma dessas cômodas do tempo da vovó, ganha cara nova com uma pintura caprichada como essa:foram usadas cores presentes na decoração do ambiente, em listras de larguras diferentes na frente e nas laterias e uma dessas cores no tampo e no detalhe da folhagem.Eu recomendo esmalte sintético fosco, você pode comprar umas 3 ou 4 latinhas pequenas de 350ml e misturar as cores entre si, para obter novos tons.Não se esqueça de lixar bem o móvel, com lixa fina, para "quebrar" o acabamento anterior e permitir que a nova pintura fique perfeita,sempre dando duas demãos de cada tinta,respeitando o tempo de secagem entre elas.Para fazer as listras, delimite com fita crepe e para fazer a folhagem, faça o desenho primeiro numa folha de papel pardo, recorte, cole com durex sobre o móvel e trace a lápis, pintando com cuidado e capricho...
Um móvel assim pode virar um barzinho, uma papeleira, um roupeiro...Um curinga !
Ps.: Dúvidas no mix de cores que vai usar?Consulte http://www.colourlovers.com/
ps2.: Saca a gaiola com uma função muito mais nobre: servindo de suporte para plantas!!Vamos deixar nossos amiguinhos de penas livres!!Mais sugestões do uso d gaiolas em posts anteriores....

Porta velas


Adoro velas, acho que elas dão um toque legal numa decoração, numa festinha ou reunião , fazendo uma iluminação suave, romântica...Esses porta velas, são feitos com copos e vidros desses de massa de tomate, baixinhos e mais larguinhos.Na primeira foto foram usados copos tipo americano, eu não gosto muito porquê são muito identificáveis à primeira vista, prefiro copos tipo uísque ou os de massa mesmo.Dê duas mãos de verniz vitral nas cores escolhidas e faça os desenhos com tinta relevo ou pasta relevo para vitral, encontradas em lojas de artesanato.Para um efeito mais bacana, use sempre cores metálicas, como ouro, prata, cobre e "treine" o desenho a ser feito numa folha de papel, antes de aplicar nos vidros.Esse tipo de trabalho não pode ser lavado constantemente, pois a tinta vitral não aguenta, mas pode ser limpado com pano e limpador multi-uso sem problemas.Uma dica: em porta velas como esses, do tipo copos, sempe coloque uns 5mm de água antes de pôr a vela: isso evita que ao derreter até o fim, a vela grude no fundo do copo, dificultando a limpeza.

Tampo de mesa em mosaico

Olha eu aí de novo com móvel branco: uma mesa velha, renovada com pintura branca e um tampo bacana, de mosaico: cacos de azulejos brancos,creme e cinza fazem um desenho divertido, de pratos e talheres.Arranje azulejos lisos e sem estampas nessas cores(compre em brechós de azulejos,ou em depósitos de material para construção, esse tipo de azulejo é bem barato, na faixa de R$8,00 o m²...para essa mesa, um m² de azulejos creme,menos que meio metro de branco e algumas peças em cinza seriam suficientes), quebre tudo em pedaços pequenos (use óculos de proteção para fazer isso, please) com martelinho ou alicate do tipo torquês (próprio para isso) e, depois de desenhar os pratos e os talheres (use os de verdade como molde, para isso), cole os cacos com cola branca: brancos nos pratos, cinza claro nos talheres e creme no restante do tampo.Repare que na borda dos pratos foram usados pedaços mais quadrados, para dar uma sensação de profundidade no mosaico.Depois de tudo bem colado, passe rejunte branco completando todos os espaços entre as peças , aguarde uma meia hora para o rejunte ficar mais firme e retire o excesso com uma esponja grande e úmida.
Bom apetite!!

Organizador de recados "windows"


Nessa foto, três venezianas (aquela parte da janela que tem ripinhas) colocadas lado a lado, fazem um organizador interessante.Mas podiam ser duas ou uma, isso vai depender do espaço disponível.E o melhor: volta e meia eu vejo dessas peças em caçambas de entulho, sobras de reformas, ou seja: reciclar lixo mesmo, mas um lixo legal, feito de madeira (a natureza agradece).
Faz assim: duas demãos de tinta na cor escolhida e para as correspondências não caírem, no verso da veneziana, recorte em papelão (desses de embalagem mesmo), um retângulo do tamanho da área de ripinhas da peça.Com cola quente, fixe-o nas ripinhas assim: deixe as 4 primeiras sem cola, cole na quinta ripa,pule mais 4, cole e assim por diante, não esquecendo de colar o contorno do papelão .Fazendo isso, vai-se criar "bolsos", onde a correspôndencia vai ser colocada.Para pendurar na parede,a opção da foto foi fixar com parafusos, achei que ficou meio feio.Eu fiz um , e fixei com aqueles ganchos triangulares de se pendurar quadros, dois na parte de cima,uns dois centímetros abaixo da borda , para não aparecerem.E na parte de baixo, coloquei 4 ganchos para se pendurar chaves (usei puxadores de armário cromados, pequenos, para poder pendurar as argolas dos chaveiros).
Ficou ó-te-mo, todas as contas a pagar vão parar lá, assim como receitas,bilhetes,papeizinhos em geral.....

Castiçais

Garrafas de vinho, de cores e tamanhos diferentes, cortadas próximas ao "pescoço" da garrafa, viram castiçais interessantes, fáceis de fazer (é só levar pra cortar numa vidraçaria) e baratos...

Talheres que viram ganchos


A mesma idéia, em dois sites diferentes, no apartment therapy e no domino : talheres usados como ganchos...você pode usar aqueles talheres que vão ficando antigos, de jogos desfeitos ou então descolar alguns em brechós.Quanto mais antiguinho, melhor...repare que na segunda foto, foram fixados com dois preguinhos, o que eu acho que não deve dar firmeza nenhuma e deve cair toda vez que mexer neles.Na primeira foto, a opção correta para fixá-los: com uma furadeira, faz-se um furo e ali é fixado com parafuso (ponto para o domino.com).Perfeito para a cozinha!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Como pendurar quadros

Uma boa maneira de não errar na disposição de quadros, é utilizar uma espécie de gabarito:recorte em papel, nas medidas dos quadros que quer pendurar (use os próprios quadros como "régua" para riscar o papel) e prenda com fita crepe na parede, mudando a disposição e o espaçamento,até ficar do jeito que você quer.Isso evita pregos e furos desnecessários na parede ....

Caixotes com muito estilo

Sabe caixote de feira, daqueles reforçados, pra colocar frutas tipo laranjas?Então, você encontra para vender (ou até para ganhar) em feiras livres, ceagesps etc . e com um pouco de verniz, faz uma mesa lateral como essa, feita com 3 deles envernizados com um tom de tabaco.Repare que se encaixou perfeitamente com a decoração em branco, crú e tons naturais, como palha.
E olha essa estante: doze caixotes iguaizinhos, presos uns nos outros com parafusos.Procure utilizar todos iguais e em bom estado (novos aqui no ceagesp de São paulo custam R$5,00 cada um), depois envernize com verniz na cor tabaco.Dica: para escurecer mais o verniz, já que a tendência é a madeira "chupar" o verniz e ficar meio clara, use betume, encontrado em lojas de artesanato, misturando-o bem no verniz.E antes de usar o verniz, dê uma mão de seladora para madeiras.Umas duas mãos de verniz e vai ficar com essa cara bem escura.Perfeita para aquela parede de corredor, de passagem , para colocar livros, objetos de decoração etc.Com menos de 100 reais você faz uma igual.Cheap and chic.


Suculentas e bonitas

Suculentas são plantas que requerem muito pouca água para sobreviver (assim como os cactos)pois possuem caule e folhas que armazenam muita água,podendo ficar sem irrigar por muito tempo.São plantas muito fáceis de manter, geralmente algumas gotas de água por semana já é o bastante para elas.E sendo assim, podemos plantá-las em vasos de vidro, como esses vendidos em lojas de R$1,99, criando um pequeno jardim para se colocar numa mesa lateral ou central, numa sala ou até no banheiro, dando um toque de verde.

White is beautiful

Algumas sacadas legais desse ambiente: a cômoda e o piso de madeira pintados de branco.O piso , de tàbuas ou tacos, pode ser pintado com pintura epóxi, depois de bem lixado.Esse tipo de pintura aguenta muito bem o desgaste natural pelo tráfego de pessoas, podendo ser pintado com rolo de lã,ou seja, você mesmo faz.Nas laterais da cama, mãos francesas de concreto (encontradas em lojas que vendem vasos,estàtuas e peças de concreto) dão um toque bacana, podendo até apoiar luminárias , por exemplo.O espelho que era para ser usado em cima da cômoda, migrou para a parede em cima da cama, fazendo uma "cabeceira" bem interessante.E o tapete de pele de vaca, malhado em preto e branco, dá o toque de aconchego, em frente da poltrona antiguinha .
A mesa antiga, foi descascada, para dar um toque mais bucólico, nessa sala de jantar com ares de provence(região campestre do sudeste da frança)...E acentuando o ar provençal, cadeiras brancas com assentos almofadados, bem caprichados e louça branca.repare que o guarda louças foi pintado de cinza concreto clarinho, combinando com o branco encardido e gasto da mesa.todos os outros móveis e objetos, em branco, claro.


Branco total, além de muito bonito, permite que você misture peças novas com peças customizadas, coisas que pode-se encontrar nesses brechós por aí.Nesse quarto, um armário bem antigo, pintado de branco, assim como a mesinha ao lado da cama.E a cama, simples e chique, com estrutura para se colocar dossel .Imagino que um dossel feito com tecido tipo voal ou até filó (aquela rendinha de mosquiteiro) deva ficar bem bacana numa cama como essa...E de como deve ser romântico namorar ali, com o dossel fechado, transformando a cama num local isolado do resto do mundo....Piso de cimento queimado e o candelabro também pintado de branco dão o toque final nesse ambiente também com ares provençais.

Cantos de trabalho




























































































Umas idéias para organizar o canto de trabalho, do computador, da costura......

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Rolhas, para que te quero?

Você ou o pessoal da tua casa são boêmios, adoram um vinho?Pois vá guardando as rolhas, para fazer esse descanso de panelas.Aqui elas foram fixadas com uma braçadeira de metal, mas acho que dá pra colar uma à outra com cola branca ou cola quente, e arrematar com uma fita ou um acabamento de palha talvez ( palha da costa, vendida em lojas de umbanda ou de artesanato).Ou então vai guardando as rolhas para o natal, tenho uma idéia de guirlanda muito bacana para se fazer...No final do ano, posto com outras idéias de natal.

Estêncil

E aproveitando essa onda indiana, que tal um estêncil na parede? basta escolher um motivo , ampliar num papel grande, resistente, como papel pardo, por exemplo e 'vaza-lo" com um estilete, abrindo os vãos que vão formar o desenho, depois carimbando com uma esponjinha, a tinta látex na cor escolhida...Ou você pode ampliar o desenho em papel vegetal e no verso , esfregar um lápis preto, para improvisar um "carbono" e assim, poder transferir o desenho para a parede...Aí, é só botar o talento de pintura parar funcionar e com capricho, calma e um pincel chato e fino, fazer o traço...

Painel de fotos

Adorei esse painel de fotos do casal, ao lado da cama....para ser a primeira coisa a se ver , todo dia, ao acordar e, lembrar que o amor e o relacionamento se faz no dia a dia mesmo.Note a cama, com os pés cada um de uma altura, com a ponta trabalhada como se fossem pequenas torres de um castelo....

Coisas para se fazer com galhos e folhas

Olha nessa foto, bem na direita, um lance legal pra se fazer com um galho de árvore:um galho pintado de branco, fixo numa pequena base, para se pendurar colares, brincos e anéis...
Achei isso tão interessante e tão facinho....um móbile feito com folhas naturais, secas e um galhinho de árvore.

Crochet


Esqueça aquela imagem de que crochet é coisa de casa da vovó....veja nessas fotos : o piano e o banquinho totalmente revestidos de crochet , eu concordo, é uma viagem over demais, coloquei só pra ilustrar, achei interessante o conceito...
Mas as outras, muito legais e fáceis de se fazer: um banco com uma estampa de crochet (use a própria toalhinha de crochet "encharcada" de tinta para tecido, como carimbo.isso vale para as almofadas e a cúpula preta da luminária de teto (que ainda ganhou uma barrinha de crochet em preto) e a luminária branca, de teto, totalmente feita desse trabalho, numa forma tubular e com bastidores de madeira (daqueles usados para bordar) presos por dentro, formando os gomos .

Lustre de crochet

Olha esse pequeno lustre, feito com "retalhos" de crochet, bem colorido, presos num plafon de metal branco.Para quem tem a habilidade de fazer crochet (ou vale até pedir pra aquela titia ou vovò talentosa) uma idéia facil de fazer....E acredito que esse lustre deva projetar nas paredes as formas das tramas dos retalhos, criando desenhos interessantes nas paredes.

Quarto de kit

Essa foto é de um quarto/sala , tipo kit...Pq eu gosto dessa foto: a cama, sem cabeceira e sem ter aquela cara de cama, serve como sofá também, com uma forração bacana e almofadas idem.Uma mesa Saarinem branca, serve como mesa e como apoio á cama /sofá.Duas cadeiras "assinadas", reproduções de originais consagrados, uma branca tendo a ver com a cama, outra caramelo, tendo a ver com o tapete de pele natural.E fechando tudo isso, quadros,uma luminária estilosa e a parede em azulão royal, que dá um ar de sofisticação em tudo.

Decoupage em móveis

Uma cômoda, antiga, totalmente customizada com decoupáge (colagem de papel), utilizando um grafismo na mesma cor em que foi pintada e uma foto de John Lennon...Imagine all the people......

Cantos de trabalho




Dois cantos de trabalho (ou home office, se preferir) com algo em comum: branco, muito branco , nas estantes, objetos, complementos.Em ambos, uma cadeira estilosa (antiguinha ou moderninha), uma certa preocupação com a organização (cestos, caixas arquivo,porta-coisas) e a mistura sempre clássica de branco + tons de madeira ou palha.

Decoupage no teto



Que tal encher seu teto de flores e pássaros? Ou quem sabe, peixes? Ou qualquer outra coisa: você seleciona imagens em xerox de um motivo que te agrade, recorta pacientemente e cola no teto.Simples assim.Não se esqueça de, na hora de colar, mergulhar as imagens já recortadas na água, rapidamente, e colar com cuidado, com cola branca, retirando o excesso de água pressionando a imagem com um pano seco.Se quiser, depois , para proteger as imagens, dê uma mão de resina incolor própria para paredes.E pronto!

Bagunça Organizada

Apesar de, à primeira vista, esse ambiente parecer carregado , note que as paredes totalmente tomadas por quadros e a estante carregada de objetos, de estimação, livros e outras coisas, formam uma "bagunça organizada" e agradável ao olhar, passando uma idéia de aconchego, de uma casa que é a cara dos donos, onde recordações e objetos de afeição estão ali, expostos.Misturas bem dosadas de cores, com o vermelho e o pink aquecendo o ambiente.

Jantar white power


Louça Branca é atemporal, nunca cansa ou sai de moda, e pode-se usar tudo misturado, jogos de louças diferentes, peças que sobraram de jogos de jantar desfeitos...








Cadeiras diferentes brancas e mesa em madeira escura, uma combinação que sempre dá certo.











Branco total deixa o ambiente mais luminoso,amplo....





quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Touca para cachorro

Acho cachorro tudo de bom, tenho um boxer que é uma graça e acho que cachorro também é assunto de casa, já que esses fiéis companheiros ficam lá, o dia todo , cuidando de nossa casa e nos esperando com aquele amor e festa quando chegamos ...Vi essa foto e adorei, quero muito achar alguém que faça tricot e faça um gorrinho desses pro meu Sonny.
(ps.:eu ainda vou ter um buldogue francês, olha que coisa mais linda!!)

Porta velas com macarrão

Existem idéias simples, que sozinhas não rendem muito, mas num determinado contexto ficam muito charmosas...é o caso disso aqui: são só latinhas , revestidas com macarrão de diversos tipos e pintadas de branco, parece até trabalho de escola de criança....Mas nessa mesa com temática italiana, caprichada, com tudo combinando (louça branca, toalha de cantina,luminária vermelha,tomates e etc) elas ganham ares de objetos de decoração .

Quadrinhos com renda

Achei bem legal essa idéia de se emoldurar trabalhos em renda, os redondos ganham um ar de mandala...No apartment therapy ponto com.

Sabonetes em ordem

Que tal colocar umas pedras, tipo seixo rolado de rio, na saboneteira? Elas evitam que o sabonete fique molhado, formando aquela babinha...O sabonete até dura mais, com o aroma por mais tempo, pois não fica em contato com água o tempo todo, dissolvendo aos poucos.

Painel




Bandanas , adoro


Um painel feito com uma placa de compensado e retalhos de tecido com estampas diferentes, mas com algo em comum: preto e branco, combinando com a estória que rola na cama...



Fica legal também de fazer com lenços, tipo bandana, com aquelas estampas cashmere (aquelas "gotas" todas desenhadas, com cara de coisa indiana) .è só cortar a placa na medida desejada, colar os tecidos ou bandanas com cola branca e capricho, deixando uma sobra de tecido para cobrir a borda da placa e arrematar colando atrás....



Cortina para box

Vi isso no marthastewart.com e resolvi postar mais pela curiosidade mesmo.Uma cortina para box de banheiro feita de...toalhas de banho!
Toalhas tamanho big size, tipo toalha de praia mesmo, costuradas pelas laterais e com ilhoses colocados na parte de cima, para colocar as argolas.Não sei se fica funcional, mas achei diferente a idéia.Já vi cortina de box feita de voal,num hotel bacana ( o banheiro era lindo, todo em granito preto, varão da cortina cromadão, cortina ultra branca) em que fiquei no interior de São Paulo, e achei bem legal, pois o voal seca quase que instantaneamente e foge daquela coisa de cortina de "prástico", dando um ar de sofisticação numa coisa tão simples.

Mesa de centro coringa

Uma mesa coringa que fiz em casa: um pallet (base de madeira usada para empilhar coisas) que achei na rua, completei os vãos entre as madeiras originais com ripas mais estreitas, dei uma envernizada caprichada com verniz marítimo, pigmento tabaco e betume e coloquei rodízios industriais...É coringa porque eu uso como mesa de centro,banco, aparador :numa reunião de amigos ela apóia bem bandeja e copos, permite que umas duas pessoas sentem nas bordas e já foi usada para colocar o som e cds numa festa.
Atualmente, está ao lado de um sofá, como banco extra com duas almofadas tipo futton, e servindo de aparador para o telefone, uns porta retratos,uma luminária,cinzeiro ...

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Lembranças,souvenirs,recuerdos

Algumas pessoas (eu também aí incluído) tem mania de guardar coisinhas, lembranças,bilhetes,tags,ingressos de show,flyers ou qualquer coisa impressa que nos lembra de alguém ,algum show ou ocasião inesquecível dentro de agendas....Eu vi essa idéia e achei bacana: molduras do tipo caixa (mais profundas) com colagens dessa lembranças, tão caras ao coração...além de divertidas, dão a 'cara" pessoal na decoração, uma coisa única, que só nós temos e que vale a pena deixar exposto, para a cada vez que olharmos, essas boas lembranças retornem.....No mesmo esquema, pode-se colocar pequenas coleções (eu coleciono isqueiros, ando pensando seriamente em usar esse tipo de moldura para expor minhas preciosidades ...).

Movel colorido

Uma dessas cômodas do tempo da vovó, ganha cara nova com uma pintura caprichada como essa:foram usadas cores presentes na decoração do ambiente, em listras de larguras diferentes na frente e nas laterias e uma dessas cores no tampo e no detalhe da folhagem.Eu recomendo esmalte sintético fosco, você pode comprar umas 3 ou 4 latinhas pequenas de 350ml e misturar as cores entre si, para obter novos tons.Não se esqueça de lixar bem o móvel, com lixa fina, para "quebrar" o acabamento anterior e permitir que a nova pintura fique perfeita,sempre dando duas demãos de cada tinta,respeitando o tempo de secagem entre elas.Para fazer as listras, delimite com fita crepe e para fazer a folhagem, faça o desenho primeiro numa folha de papel pardo, recorte, cole com durex sobre o móvel e trace a lápis, pintando com cuidado e capricho...
Um móvel assim pode virar um barzinho, uma papeleira, um roupeiro...Um curinga !
Ps.: Dúvidas no mix de cores que vai usar?Consulte http://www.colourlovers.com/
ps2.: Saca a gaiola com uma função muito mais nobre: servindo de suporte para plantas!!Vamos deixar nossos amiguinhos de penas livres!!Mais sugestões do uso d gaiolas em posts anteriores....

Porta velas


Adoro velas, acho que elas dão um toque legal numa decoração, numa festinha ou reunião , fazendo uma iluminação suave, romântica...Esses porta velas, são feitos com copos e vidros desses de massa de tomate, baixinhos e mais larguinhos.Na primeira foto foram usados copos tipo americano, eu não gosto muito porquê são muito identificáveis à primeira vista, prefiro copos tipo uísque ou os de massa mesmo.Dê duas mãos de verniz vitral nas cores escolhidas e faça os desenhos com tinta relevo ou pasta relevo para vitral, encontradas em lojas de artesanato.Para um efeito mais bacana, use sempre cores metálicas, como ouro, prata, cobre e "treine" o desenho a ser feito numa folha de papel, antes de aplicar nos vidros.Esse tipo de trabalho não pode ser lavado constantemente, pois a tinta vitral não aguenta, mas pode ser limpado com pano e limpador multi-uso sem problemas.Uma dica: em porta velas como esses, do tipo copos, sempe coloque uns 5mm de água antes de pôr a vela: isso evita que ao derreter até o fim, a vela grude no fundo do copo, dificultando a limpeza.

Tampo de mesa em mosaico

Olha eu aí de novo com móvel branco: uma mesa velha, renovada com pintura branca e um tampo bacana, de mosaico: cacos de azulejos brancos,creme e cinza fazem um desenho divertido, de pratos e talheres.Arranje azulejos lisos e sem estampas nessas cores(compre em brechós de azulejos,ou em depósitos de material para construção, esse tipo de azulejo é bem barato, na faixa de R$8,00 o m²...para essa mesa, um m² de azulejos creme,menos que meio metro de branco e algumas peças em cinza seriam suficientes), quebre tudo em pedaços pequenos (use óculos de proteção para fazer isso, please) com martelinho ou alicate do tipo torquês (próprio para isso) e, depois de desenhar os pratos e os talheres (use os de verdade como molde, para isso), cole os cacos com cola branca: brancos nos pratos, cinza claro nos talheres e creme no restante do tampo.Repare que na borda dos pratos foram usados pedaços mais quadrados, para dar uma sensação de profundidade no mosaico.Depois de tudo bem colado, passe rejunte branco completando todos os espaços entre as peças , aguarde uma meia hora para o rejunte ficar mais firme e retire o excesso com uma esponja grande e úmida.
Bom apetite!!

Organizador de recados "windows"


Nessa foto, três venezianas (aquela parte da janela que tem ripinhas) colocadas lado a lado, fazem um organizador interessante.Mas podiam ser duas ou uma, isso vai depender do espaço disponível.E o melhor: volta e meia eu vejo dessas peças em caçambas de entulho, sobras de reformas, ou seja: reciclar lixo mesmo, mas um lixo legal, feito de madeira (a natureza agradece).
Faz assim: duas demãos de tinta na cor escolhida e para as correspondências não caírem, no verso da veneziana, recorte em papelão (desses de embalagem mesmo), um retângulo do tamanho da área de ripinhas da peça.Com cola quente, fixe-o nas ripinhas assim: deixe as 4 primeiras sem cola, cole na quinta ripa,pule mais 4, cole e assim por diante, não esquecendo de colar o contorno do papelão .Fazendo isso, vai-se criar "bolsos", onde a correspôndencia vai ser colocada.Para pendurar na parede,a opção da foto foi fixar com parafusos, achei que ficou meio feio.Eu fiz um , e fixei com aqueles ganchos triangulares de se pendurar quadros, dois na parte de cima,uns dois centímetros abaixo da borda , para não aparecerem.E na parte de baixo, coloquei 4 ganchos para se pendurar chaves (usei puxadores de armário cromados, pequenos, para poder pendurar as argolas dos chaveiros).
Ficou ó-te-mo, todas as contas a pagar vão parar lá, assim como receitas,bilhetes,papeizinhos em geral.....

Castiçais

Garrafas de vinho, de cores e tamanhos diferentes, cortadas próximas ao "pescoço" da garrafa, viram castiçais interessantes, fáceis de fazer (é só levar pra cortar numa vidraçaria) e baratos...

Talheres que viram ganchos


A mesma idéia, em dois sites diferentes, no apartment therapy e no domino : talheres usados como ganchos...você pode usar aqueles talheres que vão ficando antigos, de jogos desfeitos ou então descolar alguns em brechós.Quanto mais antiguinho, melhor...repare que na segunda foto, foram fixados com dois preguinhos, o que eu acho que não deve dar firmeza nenhuma e deve cair toda vez que mexer neles.Na primeira foto, a opção correta para fixá-los: com uma furadeira, faz-se um furo e ali é fixado com parafuso (ponto para o domino.com).Perfeito para a cozinha!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Como pendurar quadros

Uma boa maneira de não errar na disposição de quadros, é utilizar uma espécie de gabarito:recorte em papel, nas medidas dos quadros que quer pendurar (use os próprios quadros como "régua" para riscar o papel) e prenda com fita crepe na parede, mudando a disposição e o espaçamento,até ficar do jeito que você quer.Isso evita pregos e furos desnecessários na parede ....

Caixotes com muito estilo

Sabe caixote de feira, daqueles reforçados, pra colocar frutas tipo laranjas?Então, você encontra para vender (ou até para ganhar) em feiras livres, ceagesps etc . e com um pouco de verniz, faz uma mesa lateral como essa, feita com 3 deles envernizados com um tom de tabaco.Repare que se encaixou perfeitamente com a decoração em branco, crú e tons naturais, como palha.
E olha essa estante: doze caixotes iguaizinhos, presos uns nos outros com parafusos.Procure utilizar todos iguais e em bom estado (novos aqui no ceagesp de São paulo custam R$5,00 cada um), depois envernize com verniz na cor tabaco.Dica: para escurecer mais o verniz, já que a tendência é a madeira "chupar" o verniz e ficar meio clara, use betume, encontrado em lojas de artesanato, misturando-o bem no verniz.E antes de usar o verniz, dê uma mão de seladora para madeiras.Umas duas mãos de verniz e vai ficar com essa cara bem escura.Perfeita para aquela parede de corredor, de passagem , para colocar livros, objetos de decoração etc.Com menos de 100 reais você faz uma igual.Cheap and chic.


Suculentas e bonitas

Suculentas são plantas que requerem muito pouca água para sobreviver (assim como os cactos)pois possuem caule e folhas que armazenam muita água,podendo ficar sem irrigar por muito tempo.São plantas muito fáceis de manter, geralmente algumas gotas de água por semana já é o bastante para elas.E sendo assim, podemos plantá-las em vasos de vidro, como esses vendidos em lojas de R$1,99, criando um pequeno jardim para se colocar numa mesa lateral ou central, numa sala ou até no banheiro, dando um toque de verde.

White is beautiful

Algumas sacadas legais desse ambiente: a cômoda e o piso de madeira pintados de branco.O piso , de tàbuas ou tacos, pode ser pintado com pintura epóxi, depois de bem lixado.Esse tipo de pintura aguenta muito bem o desgaste natural pelo tráfego de pessoas, podendo ser pintado com rolo de lã,ou seja, você mesmo faz.Nas laterais da cama, mãos francesas de concreto (encontradas em lojas que vendem vasos,estàtuas e peças de concreto) dão um toque bacana, podendo até apoiar luminárias , por exemplo.O espelho que era para ser usado em cima da cômoda, migrou para a parede em cima da cama, fazendo uma "cabeceira" bem interessante.E o tapete de pele de vaca, malhado em preto e branco, dá o toque de aconchego, em frente da poltrona antiguinha .
A mesa antiga, foi descascada, para dar um toque mais bucólico, nessa sala de jantar com ares de provence(região campestre do sudeste da frança)...E acentuando o ar provençal, cadeiras brancas com assentos almofadados, bem caprichados e louça branca.repare que o guarda louças foi pintado de cinza concreto clarinho, combinando com o branco encardido e gasto da mesa.todos os outros móveis e objetos, em branco, claro.


Branco total, além de muito bonito, permite que você misture peças novas com peças customizadas, coisas que pode-se encontrar nesses brechós por aí.Nesse quarto, um armário bem antigo, pintado de branco, assim como a mesinha ao lado da cama.E a cama, simples e chique, com estrutura para se colocar dossel .Imagino que um dossel feito com tecido tipo voal ou até filó (aquela rendinha de mosquiteiro) deva ficar bem bacana numa cama como essa...E de como deve ser romântico namorar ali, com o dossel fechado, transformando a cama num local isolado do resto do mundo....Piso de cimento queimado e o candelabro também pintado de branco dão o toque final nesse ambiente também com ares provençais.

Cantos de trabalho




























































































Umas idéias para organizar o canto de trabalho, do computador, da costura......