sábado, 27 de fevereiro de 2010

Passe seu recado!

Essa semana recebi um mail de uma revista de decoração, dando destaque ao uso de letras, tipografia e frases ou palavras nas paredes ou soltas pelo ambiente. Eu já havia postado aqui coisas do tipo, e como ainda tinha algumas fotos nesse tema que não tinham sido postadas, juntei com as da revista e fiz uma "omelete" . Eu acho isso bem legal (as palavras, não a omelete rsrs), então aí vão algumas sugestões para você dar o seu recado para o mundo:

Diga que ama.de preferência em letras garrafais, tão grandes como o seu amor!

Uma parede amarelo-choque com as iniciais do dono da casa?

TTTTTTTTTTTTTT a pessoa daqui , no mínimo, tem um nome que começa com T.

E várias letras, de vários formatos.Coisa de colecionador?

Pump up the JAM!Pump it up!tuts tuts tuts...

Essa eu amei, muitas letras, em vários tamanhos.Onde achar? empresas que fazem letreiros para o comércio por exemplo, devem ter sempre uma ou outra letra que sobrou, que foi feita a mais, que foi feita errada..Vale a pena fuçar ferros velhos também!

Amei a frase.Da série verdades que devem ser ditas...

Viu? Não seja morno!

All you need is love...

....tantarantantan...

Essa foto eu já tinha postado, mas resolvi postar novamente porquê é uma ótima idéia: uma tela de pintura, com várias palavras simbolizando coisas legais(saúde,amor,respeito,paz,virtude etc etc etc) em várias tipografias.Fácil de fazer e de grande efeito.

A frase em inglês dá nova cara à luminária.feita com adesivo, que você manda fazer.Aqui na minha cidade, no shopping, tem um quiosque só disso: adesivos-express, para personalizar capacetes,vidros,placas etc..Até os tradicionais adesivos de carro informando o nome do bebê a bordo.

Frases que de alguma forma, tocam o proprietário deste ambiente. Tem de Ghandi até Dolly Parton.Eclético.

Venha como você é.Do grunge da banda Nirvana direto para a parede.
Fotos: Apartment Therapy, Better Homes and gardens, Design Sponge, Casa e Jardim, Style Files

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Mobiliando com alvenaria

Você está com a casa em reforma, ou está fazendo alguma obra em casa e vão sobrar blocos,tijolos,cimento? Ou então cansou de algum móvel ou ambiente e está afim de dar uma renovada no ambiente sem gastar muito?Que tal fazer móveis em alvenaria, com alguns blocos e cimento? Essa cama foi montada em cima de um tablado de madeira, que foi montado em cima de uma "caixa" de alvenaria.E ainda sobrou um espaço enorme lá dentro para guardar muita coisa.

Esse sofá foi feito com alvenaria, uma placa de cimento de parede à parede, sobrando até uma ponta na lateral para servir de mesa. E o assento foi feito em espuma, na medida do sofá, com muitas almofadas para encostar.

No alto dessa escada, ao invés de guarda corpo ou corrimão, um armário em concreto, bem útil.

Na cozinha, substituindo os armários, nichos feitos de alvenaria.

Outra cozinha com nichos: tudo bem arrumado e bem arejado!

Em casa, eu fiz o armário da cozinha em alvenaria, aproveitando uma das paredes da cozinha como lateral dele.E os fundos dele criaram um corredor, da cozinha para a sala ,banheiro e o quarto.Na traseira desse meu armário, coloquei um baú antigo, daqueles de viagem, que é o meu centro da bagunça vinda da rua: ali eu coloco bolsa,mochila, pasta, telefones celulares,chaves etc etc.E olha uma das cadeiras "Charles Eames " genérica aparecendo na foto...

Essa é a frente do armário, que fica virada para a pia,fogão etc.E a mesa foi fixada na lateral desse armário, fazendo um balcão e dividindo a cozinha.
Fotos: Apartment Therapy, Casa e Jardim,Google e Euzinho aqui.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Cabideiro Eames

Cadeiras de plástico injetado Eames: comprei 3 iguais a essa num ferro velho!
Outros modelos dos Eames: com certeza você já viu alguma delas por aí!


Um cabideiro inspirado no famoso Hang-it-all (foto abaixo), do casal de arquitetos,designers e artistas Ray e Charles Eames.O casal Eames são ícones do design, criadores de peças atemporais, que hj vemos diluídas por aí, desde revistas de decoração sofisticadas , com peças originais e réplicas autorizadas, até por exemplo, salas de espera de consultórios, onde volta e meia vejo reproduções genéricas de suas cadeiras.Uma das peças mais emblemáticas deles, o cabideiro Hang-it-all, tem aqui uma "livre interpretação" , num passo a passo de um site do tipo Do-it-yourself , o Curbly.


Bem cara dos anos 50/60 , o cabideiro remete à conquista espacial, à descoberta de formas de manipular e utilizar os átomos, ao progresso em rápido andamento, à disseminação do plástico em todos os setores da vida humana.E no cabideiro desse passo a passo...
...Você vai precisar de uma ripa de madeira, bonitinha, retinha, bem lisinha e bem pintada, de uns 25cm de comprimento, 5cm de largura e 2cm de espessura, na cor branca.Vai precisar de 4 hastes de metal, ferrinhos lisos, quase um arame.Sabe aqueles cabides de lavanderia, bem simplesinhos, de arame? Então, arranje uns, corte 4 hastes iguais, pinte de branco e dobre-as como na foto.E as esferas?No site, usaram bolas de sinuca, furadas com furadeira e broca fininha, para as hastes entrarem bem justas e foram pintadas com esmalte sintético.Na falta de bolas de sinuca, eu pensei em:bolinhas de borracha maciça, que você descola naquelas máquinas de tranqueirinhas, tipo põe uma moeda de um real e cai uma bolinha pela tampa, sabe qual é? geralmente em padarias, postos de gasolina tem...
Na parte de cima, onde vão ser encaixados as hastes do cabideiro, faça furos para 4 hastes, dividindo a distância entre elas.
Ai, depois de pintar e furar as bolinhas, você encaixa as hastes nelas.E encaixa na ripa.Você pode também fazer mais bolinhas e com hastes menores, colocar na parte de baixo da ripa.
E voi-lá, sua re-leitura do original Eames está pronta!Vale a pena dar um google e pesquisar as peças desse casal, não só para conhecer, mas também para reconhecer quando ver por aí.Por exemplo: um belo dia, estava eu, lindo e loiro num ferro-velho imenso que há aqui na cidade, fuçando muito e pimba: dei de cara com 3 cadeiras, reproduções genéricas de um modelo super conhecido dos Eames (iguais à da primeira foto, vermelha.As minhas estavam com os pés cromados detonados, mas resolvi isso na pintura), que foi febre no mobiliário comercial no mundo todo, na década de 70/80.Estavam detonadas, feinhas, paguei R$5,00 em cada uma (ISSO MESMO! CIIINCO REAIS ), levei pra casa, chamei um pintor, pedi para ele pintá-las com compressor na cor preta, com tinta automotiva e as tenho até hj, uma de pés com rodinhas no meu home-office e duas na mesa/balcão da minha cozinha.Qualquer hora posto fotos delas!
Fotos: Google e Curbly

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Decoração industrial

Um estúdio, alugado, um quitinete americano, decorado com um pézinho no estilo industrial.Esse estilo utiliza muito metal, móveis com cara de móveis utilitários, tudo muito reto, sem adornos.Então vamos lá, o que eu gostei daqui:

As mesinhas de centro, em chapa de metal e rodinhas.E os cestos plásticos, transformados em banquinhos, com rodinhas também.

O rack para tv e som, também em chapa de metal, e a estante cromada, que faz papel de bar e canto para lanches.As paredes em cinza clarinho também ficaram bem legais, dá uma cor sem pesar no ambiente, que é pequeno.

E o que eu me identifiquei também: o dono desse estúdio sofre do mesmo mal que eu: a paredevaziafobia, tem quadros pra todo lado.Eu detesto parede vazia , não posso ver uma que já vou pensando em algo para ela rsrs

No quarto , para economizar espaço, foi feito uma cama alta, cuja parte de baixo é um armário, com cestos aramados para se guardar muita roupa.

E o banheiro , que estava detonado, só levou um "tapa" para ficar mais confortável: páginas de livros cobrem as paredes, menos as áreas molhadas, que receberam azulejos de várias cores.e para não fugir do industrial, o gabinete da pia é em metal também.
Fotos: Apartment Therapy

Latas de sopa

E olha aí, as famosas latas de sopa Campbell's, imortalizadas por Andy Warhol, tendo bem mais do que quinze minutos de fama:

Com um simples furo no fundo da lata, virarm luminárias moderninhas nessa cozinha estilo americana, com balcão.

Muito legal.Da próxima vez que passar pelo setor de importados no supermercado, quem sabe você não leva umas luminárias para casa?
Fotos: Casa e jardim

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

livros

Tá que vai aparecer alguém dizendo que "livro deve ser usado para coisas mais nobres" bla bla bla bla ou mimimimimi etc , assim como recebi emails falando "um monte" porque eu dei idéias de se usar discos de vinil para fazer coisas.Mas gente, vamos combinar né?uma coisa é você pegar, sei lá, um vinil do Mozart ou do Bach, ou dos Beatles e fazer uma fruteira com eles, outra coisa é pegar um disco ruim e fazer algo com ele....Taaaanto disco de vinil RUIM RUIM RUIM de marré deci, tipo as marasmaravilhas e eguinhaspocotó da vida, que podem sim, virar uma fruteira, ou algo útil...E com livros a mesma coisa: tem muuuito livro bom, que merece ser lido e relido e relido e passado adiante e tanto livro tranqueira, ou então defasados , com informações ultrapassadas, desatualizadas etc...Dias atrás vi uma coleção daquelas tipo BARSA, com uns 30 anos de idade, completa, pra vender por R$20,00.E não vende. Porque está velha, desatualizada, não é confiável a informação que ela contém.Em tempos de internet, acho difícil uma proposta como Barsa, Conhecer e outras do gênero "ressuscitarem".E , veja bem, NÃO estou defendendo algo como : "ah, vamos queimar/destruir/refugar/jogar fora os livros".Estou defendendo dar uma segunda vida àquela Barsa velhézima, cheia de pó, que nem de graça vende, de virar algo útil e não ir parar num incinerador, por exemplo.E aí sim virar algo ruim, virando fumaça e poluindo nosso planetinha tão detonado já. Uma prateleira de madeira, revestida com capas de livros antigos...

Um livro cortado de forma a virar uma cantoneira de apoio, e outro fazendo a prateleira.Um colado ao outro.A função do batedor de claras em neve ainda é um mistério para mim...


O tampo da mesa foi reformado com capas de livros.

Neste aqui também, foi feito uma "marchetaria" com capas de livros.

E aqui, uma proposta radical: aquela coleção antiga e defasada, virou a mesa inteira!
Fotos: Better Homes and Gardens, Style Files

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Passe seu recado!

Essa semana recebi um mail de uma revista de decoração, dando destaque ao uso de letras, tipografia e frases ou palavras nas paredes ou soltas pelo ambiente. Eu já havia postado aqui coisas do tipo, e como ainda tinha algumas fotos nesse tema que não tinham sido postadas, juntei com as da revista e fiz uma "omelete" . Eu acho isso bem legal (as palavras, não a omelete rsrs), então aí vão algumas sugestões para você dar o seu recado para o mundo:

Diga que ama.de preferência em letras garrafais, tão grandes como o seu amor!

Uma parede amarelo-choque com as iniciais do dono da casa?

TTTTTTTTTTTTTT a pessoa daqui , no mínimo, tem um nome que começa com T.

E várias letras, de vários formatos.Coisa de colecionador?

Pump up the JAM!Pump it up!tuts tuts tuts...

Essa eu amei, muitas letras, em vários tamanhos.Onde achar? empresas que fazem letreiros para o comércio por exemplo, devem ter sempre uma ou outra letra que sobrou, que foi feita a mais, que foi feita errada..Vale a pena fuçar ferros velhos também!

Amei a frase.Da série verdades que devem ser ditas...

Viu? Não seja morno!

All you need is love...

....tantarantantan...

Essa foto eu já tinha postado, mas resolvi postar novamente porquê é uma ótima idéia: uma tela de pintura, com várias palavras simbolizando coisas legais(saúde,amor,respeito,paz,virtude etc etc etc) em várias tipografias.Fácil de fazer e de grande efeito.

A frase em inglês dá nova cara à luminária.feita com adesivo, que você manda fazer.Aqui na minha cidade, no shopping, tem um quiosque só disso: adesivos-express, para personalizar capacetes,vidros,placas etc..Até os tradicionais adesivos de carro informando o nome do bebê a bordo.

Frases que de alguma forma, tocam o proprietário deste ambiente. Tem de Ghandi até Dolly Parton.Eclético.

Venha como você é.Do grunge da banda Nirvana direto para a parede.
Fotos: Apartment Therapy, Better Homes and gardens, Design Sponge, Casa e Jardim, Style Files

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Mobiliando com alvenaria

Você está com a casa em reforma, ou está fazendo alguma obra em casa e vão sobrar blocos,tijolos,cimento? Ou então cansou de algum móvel ou ambiente e está afim de dar uma renovada no ambiente sem gastar muito?Que tal fazer móveis em alvenaria, com alguns blocos e cimento? Essa cama foi montada em cima de um tablado de madeira, que foi montado em cima de uma "caixa" de alvenaria.E ainda sobrou um espaço enorme lá dentro para guardar muita coisa.

Esse sofá foi feito com alvenaria, uma placa de cimento de parede à parede, sobrando até uma ponta na lateral para servir de mesa. E o assento foi feito em espuma, na medida do sofá, com muitas almofadas para encostar.

No alto dessa escada, ao invés de guarda corpo ou corrimão, um armário em concreto, bem útil.

Na cozinha, substituindo os armários, nichos feitos de alvenaria.

Outra cozinha com nichos: tudo bem arrumado e bem arejado!

Em casa, eu fiz o armário da cozinha em alvenaria, aproveitando uma das paredes da cozinha como lateral dele.E os fundos dele criaram um corredor, da cozinha para a sala ,banheiro e o quarto.Na traseira desse meu armário, coloquei um baú antigo, daqueles de viagem, que é o meu centro da bagunça vinda da rua: ali eu coloco bolsa,mochila, pasta, telefones celulares,chaves etc etc.E olha uma das cadeiras "Charles Eames " genérica aparecendo na foto...

Essa é a frente do armário, que fica virada para a pia,fogão etc.E a mesa foi fixada na lateral desse armário, fazendo um balcão e dividindo a cozinha.
Fotos: Apartment Therapy, Casa e Jardim,Google e Euzinho aqui.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Cabideiro Eames

Cadeiras de plástico injetado Eames: comprei 3 iguais a essa num ferro velho!
Outros modelos dos Eames: com certeza você já viu alguma delas por aí!


Um cabideiro inspirado no famoso Hang-it-all (foto abaixo), do casal de arquitetos,designers e artistas Ray e Charles Eames.O casal Eames são ícones do design, criadores de peças atemporais, que hj vemos diluídas por aí, desde revistas de decoração sofisticadas , com peças originais e réplicas autorizadas, até por exemplo, salas de espera de consultórios, onde volta e meia vejo reproduções genéricas de suas cadeiras.Uma das peças mais emblemáticas deles, o cabideiro Hang-it-all, tem aqui uma "livre interpretação" , num passo a passo de um site do tipo Do-it-yourself , o Curbly.


Bem cara dos anos 50/60 , o cabideiro remete à conquista espacial, à descoberta de formas de manipular e utilizar os átomos, ao progresso em rápido andamento, à disseminação do plástico em todos os setores da vida humana.E no cabideiro desse passo a passo...
...Você vai precisar de uma ripa de madeira, bonitinha, retinha, bem lisinha e bem pintada, de uns 25cm de comprimento, 5cm de largura e 2cm de espessura, na cor branca.Vai precisar de 4 hastes de metal, ferrinhos lisos, quase um arame.Sabe aqueles cabides de lavanderia, bem simplesinhos, de arame? Então, arranje uns, corte 4 hastes iguais, pinte de branco e dobre-as como na foto.E as esferas?No site, usaram bolas de sinuca, furadas com furadeira e broca fininha, para as hastes entrarem bem justas e foram pintadas com esmalte sintético.Na falta de bolas de sinuca, eu pensei em:bolinhas de borracha maciça, que você descola naquelas máquinas de tranqueirinhas, tipo põe uma moeda de um real e cai uma bolinha pela tampa, sabe qual é? geralmente em padarias, postos de gasolina tem...
Na parte de cima, onde vão ser encaixados as hastes do cabideiro, faça furos para 4 hastes, dividindo a distância entre elas.
Ai, depois de pintar e furar as bolinhas, você encaixa as hastes nelas.E encaixa na ripa.Você pode também fazer mais bolinhas e com hastes menores, colocar na parte de baixo da ripa.
E voi-lá, sua re-leitura do original Eames está pronta!Vale a pena dar um google e pesquisar as peças desse casal, não só para conhecer, mas também para reconhecer quando ver por aí.Por exemplo: um belo dia, estava eu, lindo e loiro num ferro-velho imenso que há aqui na cidade, fuçando muito e pimba: dei de cara com 3 cadeiras, reproduções genéricas de um modelo super conhecido dos Eames (iguais à da primeira foto, vermelha.As minhas estavam com os pés cromados detonados, mas resolvi isso na pintura), que foi febre no mobiliário comercial no mundo todo, na década de 70/80.Estavam detonadas, feinhas, paguei R$5,00 em cada uma (ISSO MESMO! CIIINCO REAIS ), levei pra casa, chamei um pintor, pedi para ele pintá-las com compressor na cor preta, com tinta automotiva e as tenho até hj, uma de pés com rodinhas no meu home-office e duas na mesa/balcão da minha cozinha.Qualquer hora posto fotos delas!
Fotos: Google e Curbly

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Decoração industrial

Um estúdio, alugado, um quitinete americano, decorado com um pézinho no estilo industrial.Esse estilo utiliza muito metal, móveis com cara de móveis utilitários, tudo muito reto, sem adornos.Então vamos lá, o que eu gostei daqui:

As mesinhas de centro, em chapa de metal e rodinhas.E os cestos plásticos, transformados em banquinhos, com rodinhas também.

O rack para tv e som, também em chapa de metal, e a estante cromada, que faz papel de bar e canto para lanches.As paredes em cinza clarinho também ficaram bem legais, dá uma cor sem pesar no ambiente, que é pequeno.

E o que eu me identifiquei também: o dono desse estúdio sofre do mesmo mal que eu: a paredevaziafobia, tem quadros pra todo lado.Eu detesto parede vazia , não posso ver uma que já vou pensando em algo para ela rsrs

No quarto , para economizar espaço, foi feito uma cama alta, cuja parte de baixo é um armário, com cestos aramados para se guardar muita roupa.

E o banheiro , que estava detonado, só levou um "tapa" para ficar mais confortável: páginas de livros cobrem as paredes, menos as áreas molhadas, que receberam azulejos de várias cores.e para não fugir do industrial, o gabinete da pia é em metal também.
Fotos: Apartment Therapy

Latas de sopa

E olha aí, as famosas latas de sopa Campbell's, imortalizadas por Andy Warhol, tendo bem mais do que quinze minutos de fama:

Com um simples furo no fundo da lata, virarm luminárias moderninhas nessa cozinha estilo americana, com balcão.

Muito legal.Da próxima vez que passar pelo setor de importados no supermercado, quem sabe você não leva umas luminárias para casa?
Fotos: Casa e jardim

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

livros

Tá que vai aparecer alguém dizendo que "livro deve ser usado para coisas mais nobres" bla bla bla bla ou mimimimimi etc , assim como recebi emails falando "um monte" porque eu dei idéias de se usar discos de vinil para fazer coisas.Mas gente, vamos combinar né?uma coisa é você pegar, sei lá, um vinil do Mozart ou do Bach, ou dos Beatles e fazer uma fruteira com eles, outra coisa é pegar um disco ruim e fazer algo com ele....Taaaanto disco de vinil RUIM RUIM RUIM de marré deci, tipo as marasmaravilhas e eguinhaspocotó da vida, que podem sim, virar uma fruteira, ou algo útil...E com livros a mesma coisa: tem muuuito livro bom, que merece ser lido e relido e relido e passado adiante e tanto livro tranqueira, ou então defasados , com informações ultrapassadas, desatualizadas etc...Dias atrás vi uma coleção daquelas tipo BARSA, com uns 30 anos de idade, completa, pra vender por R$20,00.E não vende. Porque está velha, desatualizada, não é confiável a informação que ela contém.Em tempos de internet, acho difícil uma proposta como Barsa, Conhecer e outras do gênero "ressuscitarem".E , veja bem, NÃO estou defendendo algo como : "ah, vamos queimar/destruir/refugar/jogar fora os livros".Estou defendendo dar uma segunda vida àquela Barsa velhézima, cheia de pó, que nem de graça vende, de virar algo útil e não ir parar num incinerador, por exemplo.E aí sim virar algo ruim, virando fumaça e poluindo nosso planetinha tão detonado já. Uma prateleira de madeira, revestida com capas de livros antigos...

Um livro cortado de forma a virar uma cantoneira de apoio, e outro fazendo a prateleira.Um colado ao outro.A função do batedor de claras em neve ainda é um mistério para mim...


O tampo da mesa foi reformado com capas de livros.

Neste aqui também, foi feito uma "marchetaria" com capas de livros.

E aqui, uma proposta radical: aquela coleção antiga e defasada, virou a mesa inteira!
Fotos: Better Homes and Gardens, Style Files